O QUE É ENXAQUECA?
A enxaqueca, na realidade, não é apenas um tipo de cefaléia, mais uma síndrome neurológica, que afeta grande parte da população mundial. Caracteriza-se por dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, com intensidade de moderada a intensa. As crise podem durar de 4 a 72 horas.
ENXAQUECA NA MULHER
Antes da adolescência a incidência de enxaqueca é similar entre homens e mulheres, mas após a puberdade um numero maior de mulheres passam a apresentar enxaqueca em relação aos homens.
Essa proporção é de 6 mulheres para cada homem. E parte dessa maior incidência nas mulheres se deve ao fator hormonal, em particular o hormonio estrogênio.
Estudos indicam que 65% das mulheres apresentam crises de enxaqueca mais intensas e de maior duração durante a época menstrual. A enxaqueca pode apresentar-se apenas na fase pré-menstrual ou durante a menstruação. Muitas mulheres têm enxaqueca durante todo o mês mas pioram nesta fase. Outras têm dor apenas neste período do mês. É comum haver crises intensas, refratárias aos medicamentos usados habitualmente e “indo e vindo” ao longo de vários dias. Deve-se tratar as crises de forma objetiva e eficaz, para que não perdurem por várias horas ou dias, e prevení-las com o uso de drogas tomadas ao longo de todo o mês ou apenas nas fases pré e durante a menstruação (naquelas que revelem dor restrita a esse período).
Veja abaixo algumas dicas:
O que fazer quando estou com crises de enxaqueca?
- Esteja sempre preparado! Os sofredores de enxaqueca devem ter sua medicação para as crises sempre à mão.
- Em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para recostar, não deite.
- Coloque gelo sobre as áreas dolorosas.
- Tome o medicamento para crise recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana.
- Beba muita água e coma moderadamente.
- Descanse.
Como evitar as crises?
- Mudanças no estilo de vida contribuem para o controle das crises de enxaqueca. Por exemplo, hábitos regulares para as refeições e sono;
- Mudanças na dieta diminuindo ou até mesmo eliminando certos alimentos que deflagram a dor;
- Evitar a ingestão de bebidas fermentadas como por exemplo o vinho tinto;
- Não se expor demasiadamente ao sol e à claridade;
- Evitar o uso excessivo de perfume ou a permanência em locais recém-pintados ou onde se estejam utilizando solventes químicos;
- Dietas ricas em magnésio e em um aminoácido chamado triptofano são úteis. O magnésio encontra-se em alimentos verdes frescos, frutos do mar e nozes e o triptofano é encontrado em alimentos como verduras frescas, feijão e outros cereais integrais.
Sem comentários:
Enviar um comentário