Segundo a Organização Mundial de Saúde, a eficácia da aumpunctura no alívio da dor no pós operatório, náusea e vómitos resultantes da quimioterapia, entre outros resulta em efeitos secundários reduzidos.
Oriunda e integrante da medicina tradicional chinesa, esta prática assenta na estimulação de pontos ao longo dos meridianos do corpo, entre várias técnicas a mais conhecida é a da inserção de agulhas.
Através desta técnica pode ser influenciado o fluxo de energia no organismo, sempre de acordo com o efeito terapêutico pretendido, em resultado do diagnóstico energético. A utilização destes pontos destina-se a tonificar e desbloquar energia e também tem uma função orgânica.
Uma questão importante prende-se com a escolha de um acunpunctor credenciado e com experiência terâpeutica, dada a complexidade da conjugação dos pontos dos meridianos.
Quem já recorreu a esta terapia revela não sentir dor ou sentir apenas um ligeiro incómodo associado à insercção das agulhas.
Recorrendo a essências de óleos, tendo como objectivo melhorar o bem estar e equilibrio fisico e psicológico. A aplicação dos óleos pode ser combinada ou isolada, seja através da massagem, através da inalação ou simplesmente através da adição ao banho de imersão.
Seja Camomila, gerânio, alfazema, eucalipto, alecrim, manjerona, sândalo, rosa ou jasmim, as suas propriedades podem-se traduzir em fórmulas calmantes, estimulantes, antibacterianas ou anti-inflamatórias, sendo por isso utilizados em situações de ansiedade, stress, dores musculares, etc...
Sem comentários:
Enviar um comentário