EDUCAR OS SEUS FILHOS SEM DRAMA
· Comece cedo - dê-lhe a noção de responsabilidade quando tiver 2 anos não permitir que parta as coisas propositadamente, faça com que ele a ajude a arrumar os brinquedos, aos 3 anos dê-lhe tarefas de pequena importância, como ajudar a por a mesa ou a esvaziar o cesto de papeis.
· Dê-lhe rotinas – É bom utilizar as mesmas palavras e os mesmos rituais para deitar, para levantar e para dar banho e para a comida e fazer isso tudo na mesma ordem e na mesma hora, porque tudo isto faz com que a criança veja um mundo mais previsível ordenada e simples
· Já mais ceda a uma birra - ou todo o trabalho que teve vai por água abaixo, tem de lhe explicar porque não pode lhe ceder a essa birra
· Elogie e dê reforços positivos - quando a criança vai tomar banho os pais dão um relógio para a incentivar e para respeitarem as horas, se fizer tudo direitinho dar uma semanada maior, elogiarem as coisas que ele faz, por exemplo por a mesa para o jantar antes que os pais cheguem…
· Use sanções sempre que precisar – as sanções devem ser poucas, claras e imediatas e inflexíveis. Os pais devem estar sempre em sintonia nunca se desautorizem um ao outro. A voz deve ser calma e baixa. Não ameace sempre que a põem de castigo senão a sanção perde a força.
· Não perca a cabeça – As bofetadas e palmadas não são pedagógicas á outros métodos menos humilhantes.
· Eduque para a bondade – Mais do que regras é preciso valores e formação cívica “ensina-la a ser boa pessoa”.
Sem comentários:
Enviar um comentário