Exercícios pós-parto
Você deve começar com exercícios de condicionamento e fortalecimento do corpo ainda na cama, no dia do parto. Quanto antes você começar, mais cedo seu corpo responderá com músculos firmes e fortalecidos, especialmente o assoalho pélvico e os músculos abdominais.
Dependendo do tipo de parto que você teve, siga os exercícios descritos em "Exercícios logo após um parto normal" ou "Exercícios logo após uma cesariana. A não ser que tenha tido várias complicações e esteja extremamente cansada, você pode começar a fazer esses movimentos conforme sugerido.
Quando estiver em casa, não espere o bebê adormecer para se exercitar. Estenda dois cobertores - um para você e outro para ele - e comece. O bebê gosta do movimento, da música e dos seus sorrisos. Se ele ficar cansado, irá se entregar ao sono.
Se o médico recomendar que você não se exercite durante seis semanas ou mais após o parto, mostre a ele a lista de exercícios que deseja fazer. Não diga apenas que quer "se exercitar" - seja específica. Esses exercícios são tão leves e seguros, que seu médico provavelmente vai aprová-los. Entretanto, se, mesmo assim, ele achar que são inadequados para você, siga a recomendação médica.
Lembre-se: ao fazer qualquer exercício, sempre expire lentamente quando estiver levantando ou contraindo partes do corpo, e aspire lentamente quando estiver abaixando ou soltando-as.
Exercícios logo após um parto normal
Comece esses exercícios no dia do parto, enquanto estiver na cama. Quando estiver em casa, faça-os sobre um cobertor grosso ou sobre uma esteira no chão.
Giro da cabeça
Comece com 5 a 10 repetições duas vezes ao dia e, depois, aumente para 20.
- Deite de costas com os joelhos flexionados e com os calcanhares próximos ao bumbum. Pressione as costas na cama ou no chão. Aspire lenta e profundamente.
- Expire lentamente e, simultaneamente, levante a cabeça. Segure até completar a expiração.
- Relaxe.
- Repita.
Giro da cabeça e dos ombros
Comece com 5 repetições duas vezes ao dia e, depois, aumente gradualmente para 20.
- Deite na cama ou no chão, com os joelhos flexionados e com os calcanhares próximos ao bumbum. Pressione as costas e aspire lenta e profundamente.
- Expire lentamente e, simultaneamente, levante a cabeça, depois os ombros. Segure até completar a expiração. O exercício deve ser lento e controlado (sem movimentos bruscos). Mantenha a cabeça alinhada com a coluna. Não impulsione a cabeça para a frente. O levantamento começa nos ombros e deve ser efetuado reto, cerca de 15 cm no máximo, com o rosto voltado para o teto.
- Relaxe, retorne à posição inicial e repita.
Faça 60 repetições ou mais por dia, em séries de 3 ou 4.
- Sente-se ou fique em pé confortavelmente (você pode fazer esse exercício na maioria das posições). Para aumentar o desafio, separe mais as pernas.
- Contraia o assoalho pélvico como se levantasse os órgãos internos ou interrompesse a micção. Segure o mais contraído possível e conte lentamente até 3 (aumente gradualmente a contagem até 10). Não se esqueça de respirar.
- Relaxe completamente.
Inclinação pélvica
Comece com 10 repetições por dia e aumente, gradualmente, para 20.
- Deite de costas com os joelhos flexionados e os calcanhares próximos ao bumbum.
- Aspire e pressione as costas na cama ou no chão. Segure e conte lentamente até 5 (aumentando até 10). Concentre-se em pressionar as costas no chão usando os músculos abdominais - não empurre com os pés. Para obter outro benefício, contraia os músculos do bumbum e o assoalho pélvico.
- Relaxe e repita.
Pernas estendidas e flexionadas
Comece com 10 repetições por dia e aumente, gradualmente, para 20. Inicie com a Variação A. Usando o conforto como seu guia, avance para as outras variações.
Variação A
- Deite de costas com as pernas flexionadas, pés apoiados na cama ou no chão.
- Lentamente, estenda a perna direita, em seguida, flexione-a à posição inicial.
- Repita com a outra perna.
- Deite de costas com uma perna flexionada e a outra estendida.
- Estenda a perna e volte à posição flexionada.
- Repita o exercício com a outra perna, flexionando-a e voltando à posição estendida.
- Deite de costas com uma perna flexionada e a outra estendida.
- Flexione uma perna enquanto estende a outra (as duas pernas movem-se, simultânea e lentamente, em sentidos opostos).
- Deite de costas com as pernas flexionadas.
- Estenda e flexione as pernas simultaneamente.
Comece esses exercícios no dia do parto (logo que sair da sala de recuperação). Faça-os na cama.
Respiração profunda
Faça 5 vezes a cada hora que estiver acordada.
Respire lenta e profundamente para dilatar as porções superior, central e inferior do tórax. Conte até 10 lentamente enquanto aspira e novamente enquanto expira.
Sopro
Faça 2 ou 3 vezes a cada hora que estiver acordada.
Esse exercício é especialmente importante se você tomou anestesia geral. Em resposta à anestesia, os pulmões produzem muco que, se não for removido, pode obstruir os pequenos sacos de ar e tubos respiratórios dos pulmões. Sopre em vez de tossir.
O sopro é uma expiração rápida. É como dizer "ra" - um sopro rápido e curto, com força, dos músculos abdominais. A expiração deve ser rápida, caso contrário, a força não será suficiente para eliminar o muco. Elimine o muco formado; não o engula.
Se o sopro não produzir nenhum muco e você continuar ouvindo um barulho no peito, tente a técnica da "respiração profunda" novamente para soltá-lo.
Com o sopro, a parede abdominal é puxada para dentro e não para fora, por isso, ele é mais confortável do que a "respiração profunda". Entretanto, você pode apoiar a parede abdominal com as mãos ou com um travesseiro.
Exercícios para os pés
Faça 5 vezes a cada hora que estiver acordada.
- Sem levantar a perna da cama, faça 5 círculos com o tornozelo para a direita e 5 para a esquerda. Os círculos devem ser lentos e grandes. Repita com o outro tornozelo.
- Lentamente, estenda e flexione o pé. Repita com o outro pé.
Faça 20 repetições por dia, aumentando para 60, em séries de 3 ou 4. Comece quando o cateter for removido.
- Deite ou sente-se (no fim, você ficará em pé) confortavelmente com as pernas afastadas (para aumentar o desafio, separe mais as pernas).
- Contraia o assoalho pélvico como se levantasse os órgãos internos ou como se interrompesse a micção. Segure o mais contraído possível e conte lentamente até 3 (aumente gradualmente a contagem até 10). Não se esqueça de respirar.
- Relaxe completamente.
Contração da perna
Faça 3 vezes a cada hora que estiver acordada.
- Deite de costas com uma perna flexionada e a outra estendida, com o pé flexionado.
- Pressione lentamente a perna estendida na cama e contraia todos os músculos dessa perna, puxando suavemente os dedos em direção à cabeça.
- Repita com a outra perna.
- Com as duas pernas estendidas e os tornozelos cruzados, contraia todos os músculos das pernas: pressione os joelhos para baixo, contraia os músculos da coxa, contraia os músculos do bumbum. Segure e conte lentamente até 5 (não prenda a respiração).
- Solte e repita.
Inclinação pélvica
Faça de 3 a 5 vezes a cada hora que estiver acordada.
- Deite de costas com os joelhos flexionados e os calcanhares próximos ao bumbum.
- Aspire e pressione as costas na cama. Segure e conte lentamente até 5 (aumentando até 10). Concentre-se em pressionar as costas na cama usando os músculos abdominais - não empurre com os pés. Para obter outro benefício, contraia os músculos do bumbum e o assoalho pélvico.
- Relaxe e repita.
Pernas retas e flexionadas
Acrescente esse exercício três dias após a cirurgia. Repita a Variação A de 3 a 5 vezes, duas vezes ao dia. Usando o conforto como seu guia, avance para as outras variações.
Variação A
- Deite de costas com as pernas flexionadas, pés apoiados na cama.
- Lentamente, estenda a perna direita, em seguida, flexione-a à posição inicial.
- Repita com a outra perna.
- Deite de costas com uma perna flexionada e a outra estendida.
- Estenda a perna e volte à posição flexionada.
- Repita o exercício com a outra perna, flexionando-a e voltando à posição estendida.
- Deite de costas com uma perna flexionada e a outra estendida.
- Flexione uma perna enquanto estende a outra (as duas pernas movem-se, simultânea e lentamente, em sentidos opostos).
- Deite de costas com as pernas flexionadas.
- Mova as pernas para baixo e para cima simultaneamente.
Acrescente esse exercício sete dias após a cirurgia. Faça de 3 a 5 vezes, duas vezes ao dia. Faça mais vezes quando se sentir confortável.
- Deite estendido de costas, sem travesseiro, com os joelhos flexionados. Pressione as costas para baixo. Aspire lentamente.
- Expire lentamente e levante apenas a cabeça. Segure e conte até 3.
- Abaixe a cabeça e relaxe.
Logo, você poderá retornar a um programa de exercícios mais intenso. Na próxima seção, você encontrará orientações sobre quando recomeçar os exercícios aeróbicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário