ARTE MODA SAÚDE E BELEZA FEMININA

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27.12.08

Onda verde



Onda verde

Conhecer os segredos e as propriedades das plantas, e fazer a sua destilação, de modo a que os óleos essenciais daí resultantes sirvam de matéria-prima. Este é, em síntese, um caminho que, a pouco e pouco, vai criando milhões de adeptos por todo o mundo. E a cosmética mais vanguardista conhece-o. Há quem fale no “regresso às origens”. Mas a questão é também filosófica. Não é possível tratar do corpo sem cuidar da alma. Visão holística do mundo, a que a dermatologia não escapa. A psicodermatologia alerta mesmo para o facto de grande parte dos problemas de pele terem origem psicológica, pelo que o tratamento deve começar por aí. Nada me-lhor que produtos formulados com óleos essenciais 100 por cento puros, cujas propriedades terapêuticas são indesmentíveis, defendem os paladinos da “onda verde ou bio”. As feiras de cosmética de Bolonha e Frankfurt apontaram esse caminho. Com insistência, diga-se.


Onda verde
Os jovens acabam por fazer um regresso às origens ao preferir produtos directamente ligados à Mãe Natureza.

Weleda
Os Laboratórios Farmacêuticos Weleda, fundados na Suíça em 1921, desenvolvem uma ampla gama de cosméticos e todos os produtos são submetidos a rigorosos critérios de qualidade. As matérias-primas procedem de cultivos ecológicos, biodinâmicos e da recolha silvestre controlada. As fragrâncias são provenientes de óleos essenciais puros. Não se utilizam óleos minerais, conservantes, corantes ou perfumes sintéticos. Os produtos não são testados em animais. A Weleda apoia o desenvolvimento sustentável de algumas zonas da Europa e Médio Oriente, fomentando o cultivo de certas plantas e flores. Certificada pela BDIH, tem o selo de qualidade da Cosmética Natural Controlada Alemã. Disponível em farmácias e parafarmácias. Preços entre € 4.90 e 23.70.

L’Occitanne
Segundo Jean Louis Pierrisnard, “o que define um tratamento L’Occitane é a escolha de ingredientes, de origem vegetal, provenientes de agricultura biológica”. Muitos desses produtos têm uma história ligada à região da Provença, inscrevem-se em programas de desenvolvimento sustentável, com princípios da aromaterapia e fitoterapia, e são certificados pelo Ecocert. A marca criou também um segmento dedicado à casa, cujo objectivo é proporcionar uma ambiência de harmonia e quietude. Para além disso, L’Occitane criou uma Fundação em que o amor e respeito pela Natureza estão presentes, e que apoia causas humanitárias e a agricultura sustentável. Longe vai o tempo em que o jovem estudante de literatura, Olivier Baussan, iniciou a prática de destilação de alecrim e lavanda num velho alambique, na garagem da casa...
Preços sob consulta. www.loccitane.com

O que é um produto “bio”?
Segundo a legislação europeia, um produto pode considerar-se “bio” se tiver entre 99 a 100 por cento de ingredientes de origem vegetal orgânica e as suas fórmulas não integrarem álcool ou químicos. Orgânico significa que os seus ingredientes naturais foram cultivados sem pesticidas nem adubos químicos.
Descubra as marcas cosméticas naturais disponíveis e merecedoras desta designação.

Sanoflore
É a marca top de cosmética “bio” em França e chegou a Portugal há cerca de um ano, pela mão da L’Oréal. Sanoflore vive ao ritmo da Natureza. As montanhas do Parque Natural de Vercors, em França, são o seu horizonte. Ali, respeitam-se as regras da agricultura biológica. “Para dar sentido à palavra ‘bio’ é necessário garantir a qualidade, a segurança e a ética de um produto”, diz Stephane Richard, PDG dos Laboratórios Sanoflore. Para além da linha de produtos cosméticos, com várias dezenas de referências, Sanoflore põe à nossa disposição 20 óleos essenciais, cem por cento puros e “bio” – utilização exclusiva através de difusor ambiental –, que se distribuem por quatro categorias: relaxamento, vitalidade, equilíbrio e respiração. Os produtos são certificados por um organismo independente – Ecocert.
À venda em farmácias e parafarmácias. Preços entre € 4.41 e € 22.

Care by Stella McCartney
A primeira linha de produtos de luxo para o cuidado da pele, com cem por cento de ingredientes activos orgânicos, dá pelo nome de Care e tem a assinatura de Stella McCartney. O que não espanta, se nos lembrarmos da sua forma de estar na vida: sensível à ecologia, respeito profundo pelo meio ambiente e vegetariana, Care é composta por oito produtos complementares, está indicada para todos os tipos de pele e contém cem por cento de ingredientes activos orgânicos certificados. Sem produtos geneticamente alterados nem plantas em extinção, não é validada por testes em animais, não contém ingredientes de origem animal nem petroquímicos, silicone, conservantes químicos, incluindo o “parabeno”.
Care by Stella McCartney é credenciada pelo Ecocert. Preços entre € 31.50 e € 72.45.

Cosmocêuticos
Não existindo qualquer definição legal, é vulgarmente aceite pela comunidade científica que “cosmocêutico” é um produto cosmético cujo uso é benéfico para a saúde da pele. Pela sua fórmula, inscreve-se na “fronteira” entre produtos cosméticos e produtos farmacêuticos, devido, por exemplo, à alta concentração de princípios activos – Vitamina C, Retinol, Alfa Hidroxiácidos (AHA). Assim, este tipo de produtos pode ficar, respectivamente, sob a alçada das autoridades que regem os produtos farmacêuticos ou das entidades reguladoras dos produtos cosméticos. Um exemplo concreto: um produto para tratamento de rugas ou acne. Se o produto incluir “tretinoína”, ficará sob a alçada farmacêutica; se incluir “retinol” ou “retinaldeido”, sob a alçada da entidade reguladora dos cosméticos. Em Portugal existem algumas marcas que integram este conceito. Ei-las:


Dr. Murad

Conhecido como uma das maiores autoridades do mundo em dermatologia, Howard Murad alterou os conceitos tradicionais da dermatologia ao assumir que a alimentação e a atitude perante a vida são essenciais. ”Aconselho todas as minhas clientes a sor-rirem. Sempre. O sorriso tem um efeito salutar sobre o organismo e, muito especialmente, no rosto. Conduz a uma mudança gradual na nossa atitude, o que proporciona a harmonia interior e a felicidade. Não há beleza numa mulher infeliz, mesmo que o seu rosto seja perfeito”, disse o Dr Murad na sua passagem por Lisboa. Em 1989, lançou uma linha de cuidados dermatológicos que utiliza princípios activos pioneiros na luta antienvelhecimento do rosto e corpo. Por exemplo, os antioxidantes, os alfa hidroáxidos (AHA), e a vitamina C estabilizada. www.murad.com

Dermatologist Solutions Kiehl’s
Uma linha avançada de tratamentos de rosto desenvolvida pela Kiehl’s desde 1851, que visa atenuar ou eliminar problemas de irritação ou sensibilidade da pele e travar o seu envelhecimento. A cooperação estreita com dermatologistas de renome mundial e peritos científicos no campo da dermatologia leva ao desenvolvimento de tratamentos com resultados excepcionais. A Kiehl’s instalou-se recentemente em Portugal e o sucesso foi imediato devido à qualidade excepcional dos seus produtos e à sua grande eficácia.

La Roche Posay
Instalou-se em Portugal há vários anos. Na sua formulação está presente a Água Termal de La Roche Posay, conhecida pelas propriedades tera-pêuticas, hidratantes e suavizantes. A sua qualidade e eficácia no tratamento da pele do corpo, rosto e protecção solar, especialmente das peles mais sensíveis, é reconhecida por um número crescente de consumidores e médicos dermatologistas. Biomedic Lha-peel é um produto cuja comercialização, em Portugal, é aguardada com expectativa. Trata-se de um peeling profissional, cujo manuseamento é reservado a dermatologistas. www.larocheposay.com

Eve Taylor
Os produtos criados pela inglesa Eve Taylor utilizam misturas de óleos essenciais puros, para restabelecer o equilíbrio e melhorar o bem-estar. Com uma experiência acumulada ao longo de mais de 40 anos e uma vasta gama de tratamentos e produtos de aromaterapia, os produtos Eve Taylor são certificados pelo Aromatherapy Trade Council, no Reino Unido, e estão presentes no Japão, China, América do Norte e Europa. Em Portugal, são comercializados desde 2006. Preços entre € 16.40 e € 40.20. www.eve-taylor.com

Decléor
Há mais de 20 anos que a Decléor – Laboratoires Aroma-Duo mantém uma ligação próxima com o mundo vegetal, com origem em sabedorias antigas e farmacologia tradicional. Os produtos cosméticos e os óleos essenciais comercializados pela Decléor visam não só cuidar da pele do rosto e corpo, como transmitir uma sensação de bem-estar e harmonia. Esta filosofia levou à criação de vários espaços e spas com a assinatura da marca. www.decleor.fr

Shiseido
Um dos ex-líbris da cosmética japonesa – Shiseido – integrou nas suas fórmulas alguns princípios baseados na aromacologia. A ideia é criar produtos que, para além de travarem o envelhecimento cutâneo ou ajudarem a eliminar algumas gorduras em excesso, tenham um efeito psicológico e anti-stress. A linha Body Creator foi pioneira. O recém-lançado Body Creator Aromatic Sculpting Concentrate, para além de reduzir o aspecto casca de laranja e eliminar as gorduras localizadas, proporciona uma sensação de conforto. Os mesmos princípios integram a linha Beneficiance Nutri Perfect, um tratamento de rosto – dia e noite – específico para peles maduras. Para o dia, Beneficiance Nutri Perfect Cream Day, cuja componente aromacológica – rosa, jasmim, ylang-ylang – ajuda a combater o stress de forma eficaz. Para a noite, Beneficiance Nutri Perfect Night Cream, que inclui na sua composição lavanda e manjerona.

Aroma-cosmética
Os óleos essenciais de frutos, flores, folhas, arbustos ou raízes têm propriedades terapêuticas reconhecidas cientificamente, podendo a sua influência manifestar-se a nível físico, energético e emocional. Algumas das mais conceituadas marcas de cosmética – Shiseido, Clarins, Sisley, Decléor, Eve Taylor, Harriet Hubbard Ayer – aplicam esses princípios nas suas fórmulas e os resultados são surpreendentes.

Bio Dicionário
A confusão é generalizada quando se fala em produtos bio, ecológicos, verdes, orgânicos, aromaterapia ou aromacologia. Com a ajuda da Dr.ª Sara Lopes Silva, deixamos-lhe definições esclarecedoras:

Agricultura Biológica. Método regulamentado que compreende práticas definidas e autorizadas pelos organismos de controlo oficiais (Ecocert). Os produtores são submetidos a controlos anuais e a sua produção passa a ser certificada – atribuição de selo AB nas embalagens.

Aromacologia. Derivação recente da aromaterapia que se interessa pelo mecanismo olfactivo da acção dos óleos essenciais na psique.

Aromaterapia. Medicina delicada, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, utiliza nas suas terapias o poder dos óleos essenciais.

Cosmética bio. Respeita o caderno de encargos Ecocert e Cosmebio, e integra as matérias-primas provenientes da agricultura biológica.

Cosmética natural. Integra as matérias-primas de origem natural e não tem cadernos de encargos a respeitar.

Cosmebio. Associação profissional francesa de Cosmética Ecológica e Biológica. Para ser considerado cosmético, ecológico e biológico é necessário certificação – selo Cosmetiquebio.

Ecocert. Organismo independente de controlo e certificação, que tem por objectivo verificar a conformidade dos produtos orgânicos segundo as regulamentações da Europa, Japão e Estados Unidos da América.

Óleo Essencial. Líquido obtido por destilação a vapor, destilação com água, pressão, maceração ou enfleurage, das plantas aromáticas, raízes ou flores. É perfumado e volátil, de consistência oleosa. Insolúvel na água, sem ajuda de um emulsionante, dissolve-se rapidamente nos óleos vegetais gordurosos e no álcool. Há vários tipos de óleos essenciais e a sua composição é extremamente rica.

Planta aromática. Planta que se distingue pelo aroma característico que emana e pelo óleo essencial que se lhe pode extrair. Pode ser utilizado para fins culinários e em medicinas delicadas, como a aromaterapia.

Planta medicinal. Possui órgãos como a folha ou a casca com vertente curativa.

Produtos aromacológicos. Produtos que integram nas suas fórmulas óleos essenciais com determinadas propriedades – relaxantes, revigorantes, propiciadores de bem-estar e anti-stress.

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